

RJTV©











































































































A história do bairro de Botafogo se confunde com a história da fundação da cidade do Rio de Janeiro em 1565, no Morro Cara de Cão, localizado em frente ao atual bairro de Botafogo, onde hoje está localizada a Fortaleza de São João.
Quatro meses depois da fundação, Estácio de Sá resolveu demarcar os limites da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e doou, como era costume na época, a seu amigo Francisco Velho, que também tinha ajudado na fundação da cidade, a região em frente ao Morro Cara de Cão, do outro lado da atual Enseada de Botafogo. A região doada era a atualmente compreendida pelo bairro de Botafogo.
Mas o bairro acabou sendo batizado em 1590, quando Antônio Francisco Velho vendeu suas terras para um amigo, João Pereira de Sousa, conhecido como "Botafogo", por ter sido chefe da artilharia do famoso Galeão Botafogo.
"Enseada de Botafogo" (1869), por Nicolao Antonio Facchinetti. Acervo do Museu de Arte de São Paulo, em São Paulo
A chegada da família real portuguesa à cidade, em 1808, mudou a vida da cidade e, naturalmente, de Botafogo. De bairro rural, transformou-se no local preferido dos nobres e também dos comerciantes ingleses, que procuravam o bairro para, nele, construir suas residências.
HISTÓRIA



